Cultive um jardim e realize seus sonhos




Talvez você esteja se perguntando o que um jardim tem a ver com a realização de seus sonhos. Posso adiantar que a resposta para essa pergunta é: muito!
E digo mais, você pode cultivar flores, uma horta de legumes ou hortaliças, não importa, o ato de entrar em contato com as plantas trará grandes benefícios para você e para a maneira como pensa, como se sente, como age.
Em primeiro lugar, trabalhar com as plantas, mexer na terra, usar as mãos, irá impactar significativamente sua autoestima, já que mostrará a você o poder da criação, a mágica da germinação, de uma simples semente que se torna algo maior, mais forte, mais belo, com mais propósito.
Além disso, cada planta é única. De cada semente germinará um broto diferente e especial. E esse fato é um lembrete constante sobre a singularidade de cada ser vivo, únicos em seus formatos, em suas texturas, tamanhos e cores, diferenças que tornam todos os seres especiais. Mexer com diferentes plantas nos faz recordar o valor de todas as coisas vivas.
Mas não é só isso, cultivar um jardim irá fazer com que você entenda que as coisas possuem um ritmo próprio para crescer, gerar flores e frutos. Que seu objetivo, seja fazer uma begônia florescer, seja conseguir uma promoção na carreira, precisará de empenho, cuidado, paciência.
As plantas farão você perceber que nada floresce sem nutrição e regas constantes. Portanto, para realizar seus sonhos será necessário se preparar, alimentar seu corpo e sua mente, e de nada adiantará fazer isso só de vez em quando.  Os resultados só virão se os esforços, além de suficientes, forem constantes. Você não conseguirá uma planta bonita e saudável se a plantar em uma terra pobre e regá-la apenas uma vez por mês, da mesma forma, seus sonhos não crescerão em pensamento e sentimentos pobres e ações esporádicas.
Estar em contato com as plantas irá ajudar você a refletir sobre os ciclos da vida. Assim como as plantas se adaptam às diferentes estações do ano, você pode aceitar que existe o verão e o inverno, e que, se essa não é a estação que mais lhe favorece, é apenas uma questão de tempo até que outra estação chegue e modifique as coisas.
Quando cultiva um jardim, você se depara com ervas daninhas e insetos indesejáveis. E talvez isso te ajude a aceitar que faz parte da vida lidar com situações indesejadas, pessoas difíceis e até prejudiciais e que para manter as plantas e nossas vidas saudáveis precisamos muitas vezes arrancá-las desde a raiz.
E para terminar, cultivar um jardim lhe ajuda a lembrar do seu papel de zelador deste mundo e da sua importância na tarefa de cuidar e proteger nosso planeta e as coisas ao seu redor. Que suas ações são capazes de transformar o ambiente a sua volta em um lugar mais bonito, repleto de vida, cuidado e amor!

Postagem Anterior Próxima Postagem