Com apenas 20 leitos de UTI para a Covid-19, região oeste chega a 100% de ocupação

por Lula Bonfim

A macrorregião oeste da Bahia chegou a 100% de ocupação dos leitos de terapia intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da Covid-19, conforme dados publicados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) na noite desta quinta-feira (16).

Todos os 20 leitos de UTI para Covid-19 do oeste baiano concentram-se no município de Barreiras, mais populoso da região. Dos 20 pacientes internados em terapia intensiva no Hospital do Oeste, 13 respiram com ajuda de ventilação mecânica.

No oeste da Bahia, há ainda 38 leitos clínicos, distribuídos entre Barreiras e Bom Jesus da Lapa. Apenas sete estão ocupados, no Hospital Municipal Eurico Dutra, em território barreirense.

OUTRAS REGIÕES
Apesar de não concentrar tantos casos e óbitos quanto outras regiões do estado, o sudoeste baiano também se aproxima da lotação de seus leitos de UTI. Vitória da Conquista, maior município do sudoeste, tem recebido pacientes de outros locais, como Jequié, Itabuna e Ilhéus, fazendo a taxa de ocupação chegar a 96%.

Até a semana anterior, as regiões extremo-sul e sul do estado possuíam as maiores taxas de ocupação, acima de 90% (veja aqui). Agora, elas registram 89% e 88%, respectivamente, de lotação dos leitos de terapia intensiva. Número ainda alto.

Também apresentam números preocupantes as regiões nordeste (83%), norte (80%) e leste (77%). Centro-leste (47%) e centro-norte (40%), por outro lado, possuem as menores taxas de ocupação.
Postagem Anterior Próxima Postagem